Coisas que você precisa saber antes de pagar o IPVA

​Muitos estados iniciam a cobrança do IPVA em janeiro.
Como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto, o dinheiro que é arrecadado com ele não pode ter destinação fixa, como uso na manutenção das vias. 
Então o IPVA NÃO pode ser usado exclusivamente para a manutenção das vias, quando pessoas desinformadas espalham isso por aí, é apenas para causar revolta e indignação desnecessária na população.
Todo o valor arrecadado vai para um montante que pode ser usado em educação, saúde, saneamento, cultura e várias outras coisas, inclusive com trânsito e transportes. O que determina isso é o orçamento anual, que todos os estados e prefeituras têm.
Abaixo você verá 4 informações importantes que você deve saber sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA):

  1. O IPVA é um imposto cobrado pelos Estados e pelo Distrito Federal. São obrigados a pagar os donos de veículos automotores.
  2. As legislações sobre o IPVA São estaduais. Cada estado decide o quanto cobra de imposto.
  3. O valor que você paga de IPVA é dividido da seguinte forma: 50% vai para o estado e 50% vai para o município onde o veículo foi emplacado.
  4. Não há obrigação de usar o dinheiro arrecadado com o IPVA na manutenção das ruas e estradas ou em ações relacionadas ao trânsito.

Fonte: Página oficial do Senado Federal.

Sair da versão mobile