Entenda como Juan Guaidó se autoproclamou presidente da Venezuela

Todos nós achamos muito estranho esse caso do “Presidente autoproclamado “.

Embora muita gente use esse termo, ele, além de estranho e remete a ideia de que uma pessoa chegou de repente e avisou: Eu estou me proclamando o presidente do país.

Mas fiquem sabendo que as coisas não são assim tão simples.

Na Venezuela, aconteceram vários fatos que explicam essa situação.

RESUMINDO MUITO, a coisa aconteceu, mais ou menos assim:

Para permanecer no poder, Nicolás Maduro teria se aproveitado de uma eleição fraudulenta, onde a própria empresa responsável por essa tal eleição admitiu que não poderia assumir a responsabilidade pelo resultado, pois os indícios de fraudes eram enormes.

Então, a Assembléia Nacional, que é como se fosse a nossa câmara, elegeu Juan Guaidó para assumir o cargo interinamente.

É bom que isso tudo fique muito claro, pois ele não é um sujeito que acordou de manhã, fez a barba e decidiu por conta própria que iria ser o presidente.

Esclarecer essa história é muito importante porque esse tipo de brincadeira, além de confundir as pessoas, é uma afronta ao povo que está sofrendo nas mãos da ditadura na quele país.

Na verdade, Juan Guaidó é o presidente interino eleito pela assembléia nacional até que se realizem novas eleições, devidamente democráticas para o cargo.

Sair da versão mobile