Que o chat GPT está deixou uma grande parte dos amantes da tecnologia muito curiosa com a sua capacidade, isso não podemos negar. Outra coisa muito interessante é que a gigante Google também tem o seu chat com Inteligência Artificial (IA) chamado Bard e muita gente assim como eu aguardava ansiosamente pela liberação do uso dele aqui no brasil.
Por isso, assim que o Bard foi liberado para o uso por aqui, eu corri para testá-lo e ver do que ele era capaz, mesmo sabendo que ele está em faze de testes.
Então durante minhas interações com ele, tive a brilhante ideia (como se ninguém tivesse pensado nisso antes), de fazer uma comparação básica entre os dois (Chat GPT e Bard), para ver como eles se comportariam com uma questão matemática bem simples.
É importante ressaltar que a versão do chat GPT utilizada para o teste foi a Chat GPT Grátis e não a Paga.
A pergunta foi a mesma par os dois, sem mudar nenhuma vírgula ou pontuação, eu apenas copiei e colei nos dois chats a seguinte frase:
Se ontem eu tinha 25 reais e hoje eu tenho 31,22 reais, de quantos porcento foi o meu lucro?
A resposta do Chat GPT foi:
Para calcular a porcentagem de lucro, podemos utilizar a seguinte fórmula:
Porcentagem de Lucro = ((Valor Final – Valor Inicial) / Valor Inicial) * 100
No seu caso, o valor inicial é de 25 reais e o valor final é de 31,22 reais. Vamos aplicar esses valores na fórmula:
Porcentagem de Lucro = ((31,22 – 25) / 25) * 100
Porcentagem de Lucro = (6,22 / 25) * 100
Porcentagem de Lucro = 0,2488 * 100
Porcentagem de Lucro ≈ 24,88%
Portanto, o seu lucro foi de aproximadamente 24,88%. Espero que isso ajude! Se tiver mais alguma pergunta, é só dizer.
Já a resposta do Bard foi:
O seu lucro foi de 24%.
Para calcular o lucro em porcentagem, você deve dividir o lucro pelo valor inicial e multiplicar por 100. No seu caso, o lucro foi de 31,22 – 25 = 6,22 reais. Dividindo 6,22 por 25 e multiplicando por 100, você obtém 0,2488, que é aproximadamente 24%.
Portanto, você teve um lucro de 24% em relação ao seu valor inicial.
Minha avaliação das 2 respostas:
Eu achei o chat GPT mais explicativo, como se quisesse me ensinar a fazer o cálculo passo a passo, sem pressa e bem didático.
Já o Bard tentou resumir o máximo e já deu o resultado logo na primeira linha. O problema é que com isso ele acabou cometendo um pequeno erro no cálculo informando que Dividindo 6,22 por 25 e multiplicando por 100, você obtém 0,2488, que é aproximadamente 24%. e na verdade Dividindo 6,22 por 25 e multiplicando por 100, você obtém 24, e NÃO 0,24.
Sei que ambos os chats estão em faze de testes e ainda tem muito a evoluir, mas fiquei um pouco decepcionado com o Bard, pois se tratando da Gigante Google eu esperava um pouco mais mesmo nessa versão inicial.
E você? Já fez algum tipo de comparação entra o Chat GPT e o Bard da Google? O que achou? Deixe sua opinião no formulário de comentários abaixo.