Nova PNAB causa demissão em massa de ACS
7 anos ago · Updated 2 meses ago
Uma matéria divulgada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), através do seu portal SusConecta informa que Especialistas denunciam as demissões em massa de Agentes após as mudanças na Política Nacional da Atenção Básica (PNAB).
Essa s avaliação foi feita em uma reunião em Brasília no último dia 20/03 que foi organizada pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do CNS.
Esse encontro teve como principal objetivo identificar os impactos às relações de trabalho para estes profissionais, após a publicação da Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que efetivou as mudanças na PNAB.
De acordo com as informações da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Fenasce), algumas demissões em massa já aconteceram.
No ABC Paulista cerca de 300 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias já foram demitidos;
Também ocorreram demissões em Embu das Artes, Barueri e Carapicuíba.
Em Santos também foram demitidos 164 Agentes Comunitários de Saúde
No Rio de Janeiro, foram cerca de 100 profissionais que já perderam o emprego;
E as demissões em massa já são realidade também no Espírito Santo e Sergipe.
“Hoje, os agentes estão com medo de um futuro incerto e se não enfrentarmos isso, a tendência será piorar”, avalia o presidente da Fenasce, Luís Claudio Celestino de Souza.
Fonte: Ascom CNS SusConecta www.susconecta.org.br
Ao meu ver, a única coisa que pode minimizar esse impacto negativo que as mudanças na PNAB ocasionaram, é a derrubada dos vetos da LEI nº 13.595/2018.
E você, o que acha?
Se você quiser conhecer outros artigos semelhantes a Nova PNAB causa demissão em massa de ACS você pode visitar a categoria Jornal dos Agentes de Saúde: ACS e ACE.
Deixe um comentário
LEIA MAIS: