Detetive Virtual

Quando quem descobre um problema se torna o culpado dele existir?

READ IN:
  • Português
  • English
  • Vou contar uma história aqui que me deixou tão surpreso que não acreditei que isso estava acontecendo. A situação é tão inusitada que resolvi escrevê-la aqui e guardar para a consultas futuras.

    O início de tudo:

    Na quinta-feira passada, a energia elétrica da casa 02 de um terreno com 3 casas começou a oscilar… As lâmpadas ficaram fracas, depois começaram a piscar e simplesmente apagaram. Depois de um tempo, sem nenhuma interferência externa, a energia voltou. Mais alguns minutos depois todo o problema continuou. Lâmpadas fracas, piscando e queda de toda a energia da casa.

    Como isso não é nenhum pouco normal, os moradores da casa 02 tinham que tomar alguma providência, pois essas quedas constantes além de ser um incômodo pode acabar danificando todos os aparelhos eletrônicos da residência.

    A primeira dificuldade:

    A propriedade em questão possui 3 casas e com isso, a energia de um único marcador é dividida para 3 os 3 imóveis, e apenas em 2 deles é que esse problema ocorreu.

    Logo de início, o morador de uma das casas afetadas pensou ser um problema no disjuntor do painel principal, onde a fiação que vem do marcador de energia deveria ser dividida entre as 3 residências. Logo, seria um problema relativamente fácil de se resolver.

    Então, no dia seguinte (sexta-feira), o morador da casa 02 chamou um eletricista (que por comodidade também era seu pai), para verificar se o problema realmente estava no painel principal.

    Ao abrir o painel, eles verificaram que haviam 4 disjuntores de 30 amperes que supostamente faziam a divisão das redes para as 03 residências (um estava sobrando). Então, como os disjuntores eram muito antigos e já estavam com a aparência bem gasta, o morador da casa 02 resolveu que iria comprar novos, para substituir todos de uma vez, mas para isso, deveria ser desligada a energia do marcador principal, para que não houvesse risco de choque elétrico na hora de desmontar o painel e substituir os disjuntores.

    O problema:

    Quando quem descobre um problema se torna o culpado dele existir?

    Quando o morador da casa 02 foi até o marcador principal do terreno e desligou a energia, parte de uma das casas ( a casa 01) continuou com as luzes acesas, indicando assim que essa energia não estava passando pelo marcador da empresa fornecedora de energia elétrica.

    Isso foi um espanto e também um grande problema, pois com parte da energia ainda correndo por alguns fios, deixaria o trabalho do eletricista em perigo.

    Ao questionar a dona da casa 01 sobre o ocorrido, a mesma disse ser impossível isso acontecer, pois ela pagava as contas direitinho e nunca teve problemas com a energia elétrica.

    A questão é que AS LUZES ESTÁVAM ACESAS, mesmo com o relógio desligado, e ela mesmo vendo AS LUZES ACESAS negava que isso estava acontecendo.

    Após alguns minutos de tentativa de explicar que isso estava ocorrendo somente em parte da casa e não em todo o imóvel, as moradoras das casas 01 e 03 se retiraram do local e de repente as luzes se apagaram e o problema se resolveu SOZINHO.

    Então finalmente puderam desmontar o painel para trocar os disjuntores. No meio do serviço também foi identificado que não só um dos 4 disjuntores estava sobrando, mas dois deles não tinham função alguma ali, pois no disjuntor da casa 02 também estava ligada e energia da casa 03 e provavelmente essa foi a causa da sobrecarga que gerou todo a oscilação e posterior queda de energia no dia anterior.

    Durante o trabalho de desmontagem do painel e troca dos disjuntores, a dona da casa 01, começou a falar ao telefone com uma de suas filhas que mora em outro local que nós havíamos acusado ela de estar furtando energia, e nós que estávamos mexendo no painel. Nessa hora o eletricista e o morador da casa 02 que havia chamado o profissional para consertar o problema, já sabiam que esse negócio ia trazer problemas para eles, pois já estava gerando confusão entre os moradores das outras casas que discutiam entre si sobre o ocorrido.

    Depois de muitas tentativas de justificativa, algumas até um pouco exaltadas, por parte do pessoal envolvido, foi perguntado mais uma vez ao eletricista e ao morador da casa 02 se o problema realmente aconteceu.

    Todos ali estavam IGNORANDO o fato de que mesmo com o marcador de energia DESLIGADO, havia corrente elétrica em parte da casa e as luzes estavam acesas para TODO MUNDO VER, mas por algum motivo milagroso, quando as moradoras das casas 01 e 03 se retiraram do local, as luzes se apagaram e o problema simplesmente sumiu.

    Agora, sem ter como provar nada (já que o problema simplesmente sumiu milagrosamente), o eletricista e o morador da casa 02 resolveram dizer que não havia problemas com o marcador, pois talvez, fosse algum erro nos disjuntores do painel INTERNO da casa que estava gerando energia própria (sim eles meteram essa pra fugir dessa confusão e o povo acreditou).

    Nesse dia o serviço foi feito como esperado, os disjuntores foram trocados e a ocorrência inicial resolvida.

    O inacreditável:

    Após todo o serviço ser concluído, já em outro dia, o morador da casa 02 foi questionado novamente sobre a real existência do problema com o desvio de energia do marcador da propriedade. e dessa vez, a resposta foi: Você realmente confia nos moradores das outras casas? Pois mesmo com o marcador DESLIGADO as luzes estavam acesas e TODO MUNDO VIU, mas milagrosamente, após o sumiço deles, elas se apagaram e tudo voltou ao normal. Eu não tenho como provar, mas que o problema existiu, isso eu não posso negar.

    Ao falar isso a resposta que o morador da casa 02 teve foi: Se existir algum problema de desvio de energia a culpa é sua, pois você é que estava mexendo no painel de energia interno e mentiu.

    Mal sabe a pessoa que esse tipo de desvio é feito diretamente no marcador de energia, e não no painel interno, pois para que as luzes continuassem acesas mesmo com o marcador desligado, “a coisa” deve ser feita antes do marcador ou até mesmo dentro da caixa onde ele se encontra, mas NUNCA no painel interno onde a energia já está sendo contabilizada e distribuída.

    COMPARTILHE:

    Compartilhe no Whatsapp

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo