
Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias acompanharam a sessão na câmara municipal onde foi votada e aprovada por unanimidade o projeto de Lei que garante a redução da jornada de trabalho dos ACS e ACE para 6 (seis) horas que serão cumpridas de 07 às 13 horas.
A a iniciativa para oferecer segurança aos funcionários partiu do Sintespa (Sindicato dos Trabalhadores e Empregados em Serviços Públicos Municipais de Araguari).
Araguari é um município do estado de Minas Gerais e está localizado no norte do Triângulo Mineiro.
De acordo com a agente de combate a endemias, Emiliana, o horário das sete às treze horas é o recomendável.
“Neste período em que trabalhamos, principalmente na hora do almoço, é possível encontrar moradores em casa, sobretudo, entre onze e treze horas, portanto, o serviço de combate ao mosquito da dengue é mais produtivo. Se começarmos ao meio dia tem o desgaste do Sol, e corremos o risco de ter problemas de saúde, principalmente doenças na pele”, ressaltou.
Seguindo a jornada de 6 horas diárias as categorias de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias passam a trabalhar por 30 horas semanais.
Foto da sessão na Câmara divulgada no site gazetadotriangulo.com.br
Essa é uma das conquistas que uma boa parte das categorias espalhadas pelo brasil está lutando para conseguir, e cada um município que atende a essa solicitação é importante na hora em que os outros forem requerer também esse direito diante dos seus respectivos gestores.
Estava esperando por este momento, pós o horário da tarde, encontramos as pessoas almoçando ou dormindo, sem fala que tem o horário da escola.
Será ótimo.