
A notícia não é nova, mas ultimamente está sendo muito discutida em todo país. Nessa matéria vamos algumas informações sobre essa liberação e também como se tornar um caçador de javali no brasil.
De acordo com informações divulgada no site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Javali teria sido introduzido no Brasil a partir da década de 1960, principalmente para o consumo de carne na região sul do país.
Classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo, a agressividade do javali, e sua facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.
Em razão do aumento do avistamento de javalis no território nacional e da crescente ameaça ao ecossistema, o controle da espécie foi autorizado pelo Ibama.
Ainda de acordo com o IBAMA, espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de perda da biodiversidade em escala global e representam um desafio para a conservação dos recursos naturais.
Há registros da presença de javalis em quinze unidades da federação:
- Rio Grande do Sul,
- Santa Catarina,
- Paraná,
- Mato Grosso do Sul,
- Mato Grosso,
- Goiás,
- Distrito Federal,
- Roraima,
- Tocantins,
- Maranhão,
- Bahia,
- Minas Gerais,
- São Paulo,
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro.
Como se tornar um caçador de javali no brasil:
O Passo-a-passo para se tornar um “caçador de javali” é fácil e tudo pode ser feito tanto por pessoa física quanto jurídica através da internet.
- Fazer a inscrição no Cadastro Técnico Federal
- Emitir o Certificado de Regularidade no Cadastro Técnico Federal
- Solicitação de autorização de manejo na plataforma do Simaf
- Caso utilize armas de fogo para o abate as mesma deverão ser registradas no Exército
- Entregar os relatórios das ações de manejo de controle de javalis na plataforma do Simaf
Veja uma matéria sobre o assunto no vídeo abaixo:
Para maiores informações e cadastro CLIQUE AQUI ou acesse o site do IBAMA em:
https://www.ibama.gov.br/javali